Alta do dólar, um vilão ou um herói para a sua empresa?Como o dólar pode influenciar na minha empresa? O dólar subiu, e agora? Como isso pode influenciar as empresas?
Entenda quais impactos a variação da moeda americana, cuja cotação registrou recentemente o seu maior valor desde Maio de 2020, pode ocasionar no seu negócio.
Em primeiro lugar, é válido explicar como ocorre a variação da moeda norte-americana. A cotação da moeda norte-americana é determinada pela lei da oferta e demanda, ou seja, uma maior procura pelo dólar no Brasil faz com que o seu preço suba.
Essa procura é ocasionada por diversos fatores, por exemplo, com a instabilidade causada pela crise político-econômica brasileira, somada à situação do país quanto a pandemia do Covid-19, investidores internacionais retiram seus dólares do nosso país e procuram outras aplicações fora dele, onde consideram mais seguro, em um movimento chamado fuga de capital. Dada essa situação, a moeda americana aumenta de valor, uma vez que, com a sua escassez, a demanda aumenta e ultrapassa a oferta.
Trazendo então as consequências da variação do dólar para a realidade brasileira, no que isso influencia a sua empresa?
– Pontos positivos e negativos da alta do dólar
Por mais que a alta do dólar traga estímulos à exportação – uma vez que o pagamento é feito por meio de uma moeda mais valorizada que a brasileira, aumentando assim os lucros sobre a mesma quantidade de produto – e também estimule o consumo interno, já que a importação se torna menos vantajosa que as compras nacionais, cabe-se saber que quando essa moeda está mais valorizada o poder de compra dos brasileiros se torna menor, aumentando os preços de produtos tanto internamente quanto externamente (um bom exemplo disso é o preço da gasolina!).
– Inflação
Como dito anteriormente, o dólar interfere no preço de produtos importados. Mas por que isso altera o valor do produto nacional, o qual não necessita do valor da outra moeda para se consolidar? A resposta está relacionada com a exportação dos bens brasileiros para o exterior: ao cotar o valor do produto nacional em dólar – na intenção de atingir um público maior para a exportação – o vendedor acredita estar em desvantagem ao não aumentar o preço do produto ofertado dentro do território nacional, causando, assim, inflação.
– Dívidas em dólar, como funciona?
Mas e as empresas que têm dívidas em dólar? A variação da moeda pode ser igualmente benéfica quanto prejudicial. Quando a cotação aumenta, a dívida, da mesma forma, cresce. Porém, assim como a queda do valor do capital, o total – em reais – da dívida diminui.
– Turismo
Muitas vezes o primeiro impacto que vem à mente das pessoas quando se fala em variação do dólar é a sua influência no turismo. De fato, com a moeda americana valorizada, e o real brasileiro desvalorizado, ocorre um encarecimento nas viagens internacionais, o que, por outro lado, aumenta a procura pelos destinos nacionais, tanto pelos brasileiros quanto para os turistas estrangeiros que aproveitam para virem ao nosso país. Logo, outra consequência é uma maior demanda nos hotéis e por passagens aéreas, a qual também faz os preços subirem.
– No que mais o meu dia a dia é influenciado?
A alta do dólar consequentemente influencia o setor de serviços, uma vez que, muitos deles utilizam produtos importados. Assim, serviços que são movimentados por matéria-prima adquirida em dólar (tanto materiais quanto softwares de computador e relacionados) têm um reajuste em seu preço.
Em vista disso, pode-se concluir que o dólar está diretamente relacionado com diversos fatores dentro da economia empresarial brasileira, tanto positiva quanto negativamente. Ao aumentar o preço dos insumos necessários, dificulta o funcionamento de empresas voltadas para serviços, mas também, o valor maior da moeda estadunidense, pode trazer diversos benefícios para o comércio de viagens nacionais, e, as empresas nacionais que antes poderiam concorrer com os valores de produtos importados, tem essa oportunidade para o aumento de suas vendas.
Lembrando que, com a valorização do real brasileiro e queda da cotação do dólar, situações inversas à alta ocorrem em todos os cenários, com o estímulo às importações, menor concorrência dos produtos e demanda pelos pontos turísticos nacionais, etc. Portanto, é sempre bom se atentar à variação da moeda e como ela influencia na sua empresa!
Post elaborado pelos assessores:
Luiza Reis e Miguel Dutra
1 comentário em ““O dólar subiu!” Como isso pode influenciar a minha empresa?”
Muito bom quando se encontra mesmo que sem querer
conteudos como deste blog e o artigo aqui, gostei muito do
que lí aqui… Valeu!