Cansado de encontrar advogados frios e calculistas? Não entenda nada daquele “juridiquês” e isso só te deixa mais confuso?
Já teve aquela sensação de estar ouvindo “grego” quando uma pessoa começa a falar e você não entende nada? Bom, isso consiste muitas vezes por conta do vício que algumas pessoas têm em se expressar de maneira “sofisticada” ou muito técnica. Mas a verdade é que quando se trata do Direito, muitas pessoas enxergam o advogado como um ser “sem coração”, frio ou um mero legalista.
Entretanto, a Humanização do Direito é um movimento criado com o objetivo de que o profissional do Direito se coloque no lugar de seu cliente, praticando a empatia, sentindo e se imaginando na situação em que ele se encontra. É um trabalho que envolve um relacionamento mais aberto e mais compreensível, tornando-se mais do que um simples executor da lei.
Mas qual a importância de se humanizar o Direito?
A Humanização do Direito tem como resultado o maior envolvimento e participação do cliente nas decisões, trazendo, por exemplo, sugestões, ideias e até sentimentos para assim caminhar rumo a construção da solução do problema do cliente.
Sabemos que no mundo atual, a maioria das relações entre as pessoas se dá pelo meio virtual, isso só mostra o quão importante é humanizar o Direito. Nem sempre é tão simples termos empatia pelos outros quando não sabemos da realidade em que o outro está inserido.
Quais são os benefícios da Humanização do Direito?
Podemos comparar um advogado com um empresário, no qual o acesso a informação é muito grande para ambos e o conhecimento de leis, códigos e regras é fundamental para gerir de maneira eficaz o seu negócio. Dessa forma, quando alguém procura um advogado está procurando alguém para resolver seus problemas, mas a participação nesse processo é fundamental.
Além disso, é inegável que vivemos em um mundo no qual as informações são transmitidas em questões de segundos para qualquer lugar do mundo, por isso é imprescindível que os clientes que procuram um profissional do direito recebam as informações precisas e de qualidade, pois não contratamos máquinas, mas sim pessoas para que seja possível dirimir quaisquer problemas.
Post elaborado pelo assessor:
Gabriel Sorace Ueda