Toda empresa já precisou, em algum momento, lidar com clientes inadimplentes, isto é, um cliente que não arcou com os seus compromissos financeiros. Pensando em resolver a situação da forma mais rápida e eficiente possível, recomenda-se o envio de uma notificação extrajudicial para o devedor.
O que é uma Notificação Extrajudicial ?
É um documento que serve para dar ciência ao notificado sobre determinado ato sem a necessidade de ajuizar uma ação. Em nosso outro artigo notificação extrajudicial ou judicial, explicamos mais aprofundamente a diferença da notificação extrajudicial e judicial, com a último acontecendo com a intervenção do Poder Judiciário.
A notificação extrajudicial, prevista no artigo 726 do Código de Processo Civil, atua fora do judiciário e serve para uma pessoa advertir uma outra – seja ela uma pessoa física (particular) ou jurídica (empresas, associações, etc.) – para que esta cumpra com as obrigações que lhe foram impostas por contrato firmado entre as partes.
Quais são suas vantagens ?
Por atuar fora do judiciário, não há custos processuais, e o envio e recebimento da notificação é rápido.
Ainda abre espaço para que o problema seja resolvido de forma amigável. Uma vez notificado, o cliente inadimplente, para evitar problemas judiciais, realizará o pagamento devido.
Vale lembrar que em alguns casos, o cliente pode estar passando por dificuldades financeiras, podendo ser tanto em razão de problemas pessoais quanto no trabalho. Nestes casos, após ser notificado, existe a possibilidade de negociação, como a ampliação de parcelas e do prazo. Seria uma melhor solução para ambas as partes do que a ajuizamento de uma ação, pois este causa desgaste emocional e mais gastos financeiros.
Se mesmo assim o conflito não for resolvido, então a notificação extrajudicial pode constituir prova em um eventual processo judicial, demonstrando que o devedor foi notificado sobre seu débito e, portanto, estava ciente.
Conclusão
Por todos os motivos listado acima, percebe-se como a notificação extrajudicial é a melhor alternativa para cobrar clientes inadimplentes, por causa de sua praticidade e custos reduzidos.
Por existir pontos comuns na estrutura do documento, recomenda-se sempre procurar auxílio de um profissional especializado para realizar a notificação da forma mais objetiva.
Gostou? Continue visitando o nosso site e também nossas redes sociais para ficar por dentro do mundo do Direito Preventivo!
Artigo produzido pelo assessor de Marketing Gabriel Ferri