Logo LEX

Notificação Extrajudicial: quando é necessário cobrar o cliente ?

Toda empresa já precisou, em algum momento, lidar com clientes inadimplentes, isto é, um cliente que não arcou com os seus compromissos financeiros. Pensando em resolver a situação da forma mais rápida e eficiente possível, recomenda-se o envio de uma notificação extrajudicial para o devedor.

O que é uma Notificação Extrajudicial ?

É um documento que serve para dar ciência ao notificado sobre determinado ato sem a necessidade de ajuizar uma ação. Em nosso outro artigo notificação extrajudicial ou judicial, explicamos mais aprofundamente a diferença da notificação extrajudicial e judicial, com a último acontecendo com a intervenção do Poder Judiciário.

A notificação extrajudicial, prevista no artigo 726 do Código de Processo Civil, atua fora do judiciário e serve para uma pessoa advertir uma outra – seja ela uma pessoa física (particular) ou jurídica (empresas, associações, etc.) – para que esta cumpra com as obrigações que lhe foram impostas por contrato firmado entre as partes.

Quais são suas vantagens ?

Por atuar fora do judiciário, não há custos processuais, e o envio e recebimento da notificação é rápido.

Ainda abre espaço para que o problema seja resolvido de forma amigável. Uma vez notificado, o cliente inadimplente, para evitar problemas judiciais, realizará o pagamento devido.

Vale lembrar que em alguns casos, o cliente pode estar passando por dificuldades financeiras, podendo ser tanto em razão de problemas pessoais quanto no trabalho. Nestes casos, após ser notificado, existe a possibilidade de negociação, como a ampliação de parcelas e do prazo. Seria uma melhor solução para ambas as partes do que a ajuizamento de uma ação, pois este causa desgaste emocional e mais gastos financeiros.

Se mesmo assim o conflito não for resolvido, então a notificação extrajudicial pode constituir prova em um eventual processo judicial, demonstrando que o devedor foi notificado sobre seu débito e, portanto, estava ciente.

Conclusão

Por todos os motivos listado acima, percebe-se como a notificação extrajudicial é a melhor alternativa para cobrar clientes inadimplentes, por causa de sua praticidade e custos reduzidos.

Por existir pontos comuns na estrutura do documento, recomenda-se sempre procurar auxílio de um profissional especializado para realizar a notificação da forma mais objetiva.

Gostou? Continue visitando o nosso site e também nossas redes sociais para ficar por dentro do mundo do Direito Preventivo!

Instagram: @lexempresajr

Facebook: @lexuel

LinkedIn: @lexempresajunior

Artigo produzido pelo assessor de Marketing Gabriel Ferri

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

BAIXE NOSSO EBOOK

Guia Completo Sobre Desenvolvimento De Um Produto
EBOOK

Copyright © 2022 LEX Empresa Júnior de Direito.

Todos os direitos reservados.

SOBRE

FAQ
SUPORTE
BLOG

CONTATO

mercado@lexuel.com.br

Rodovia Celso Garcia Cid PR-445, Km 380 Campus Universitário Londrina – PR CEP: 86057-970

plugins premium WordPress