Entenda os problemas que a falta de um Registro de Marca pode trazer ao seu negócio! Venha descobrir a importância desse processo.
A importância da marca
A marca de uma empresa consiste na sua representação simbólica. Ela será a principal conexão entre a empresa e o cliente, dado que promoverá a identificação do negócio, diferenciando-o dos demais. Além disso, quando registrada, a marca passa a ser um bem imaterial da empresa e pode até mesmo vir a gerar lucros a ela. Sendo assim, o registro de uma marca evita inúmeros problemas, promove a segurança do negócio, além de trazer benefícios.
Livre-se das seguintes dores de cabeça:
→ Ausência de propriedade da marca
Sem o registro da marca de sua empresa junto ao órgão competente – o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), no caso do Brasil – você não terá propriedade sobre a mesma, o que impossibilita a garantia da exclusividade no mercado. Dessa forma, pode ocorrer de outra entidade se apoderar da mesma marca ou até mesmo registrá-la antes de você.
→ Suspensão do uso da marca
É importante ressaltar que existindo um registro de marca em nome de um terceiro, você não poderá utilizar a mesma identidade visual e/ou nome, mesmo que seja apenas parecido. Logo, é imprescindível estar ciente dos fatos expostos, para não ocorrer o risco de construir sua empresa com uma identidade visual pautada em uma marca que possa vir a ser suspensa.
→ Ausência de proteção legal
Tendo em vista esse cenário, caso uma marca idêntica ou semelhante a sua já se encontre registrada, independentemente de você tê-la criado e utilizado anteriormente à entidade que a registrou, você não terá uma garantia da possibilidade de reaver a sua marca, mesmo se tratando de uma cópia. Pode até ser possível reavê-la através de ação judicial, mas isso implicaria em um investimento desnecessário e arriscado, tendo em vista que o resultado é incerto. Muito melhor evitar a dor de cabeça obtendo o registro de sua marca, garantindo seus direitos e uma devida proteção legal sobre ela, não?
→ Perda de clientes
Ademais, como já mencionado, a marca é o rosto da empresa, e sendo assim, ela representa o primeiro contato com o cliente. A existência de uma marca semelhante a sua pode vir a deixar a clientela confusa e até mesmo ocasionar uma impressão ruim. Além disso, sendo necessária a mudança de sua marca por já existir outra igual registrada, haverá eventual perda de clientes, já que muitos não identificarão mais sua empresa a partir da alteração de sua representação simbólica.
Garanta já os seguintes benefícios:
→ Exclusividade
O maior benefício que um Registro de Marca acarreta é a exclusividade, já que você, tendo propriedade sobre a sua marca e sendo ela exclusiva, não será afetado pelos problemas supracitados. Sua marca não poderá ser suspensa e você terá a devida proteção legal de seus direitos sobre ela, pelo menos no decorrer do período em que ela estiver devidamente registrada. Uma marca exclusiva trará credibilidade, passando uma imagem positiva ao cliente e gerando, dessa maneira, maior confiança e identificação.
→ Possibilidade de lucro
Outro ponto importante é que uma marca registrada traz diversas oportunidades de lucro e evita possíveis prejuízos monetários. A exemplo disso, podemos mencionar uma eventual perda de investimento em publicidade, já que com a utilização de sua marca por terceiro, os investimentos atribuídos ao marketing poderão ser usufruídos pela outra empresa, e desse modo esse investimento não trará resultados para o seu negócio, mas sim prejuízos.
Nota-se então que qualquer investimento necessário para realização desse processo compensará, já que sem ele a possibilidade de sua marca enfrentar grandes prejuízos é muito maior.
Atenção: Não deixe de registrar a sua marca!
Estando ciente dos problemas que a falta de um Registro de Marca pode trazer para seu negócio, além dos benefícios que este processo gera, imagino que você, empreendedor, que ainda não possui a sua marca registrada deve estar se perguntando por onde e como começar. O processo de Registro de Marca é burocrático e demorado, mas fique tranquilo, não é nada impossível! Para evitar estresse e garantir um trabalho bem feito é recomendável procurar uma assessoria jurídica e contratar o auxílio de um profissional para que tudo ocorra da melhor maneira possível.
Gostou? Continue visitando o nosso site e também nossas redes sociais para ficar por dentro do mundo do Direito Preventivo!
Post elaborado pelos assessores:
Gabriel Sorace Ueda e Maria Eduarda Dias
2 comentários em “REGISTRO DE MARCA: A NECESSIDADE DO SEU NEGÓCIO!”
Aqui é a Fernanda Lima , gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.
Sou a Marina Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.