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LEGAL DESIGN E VISUAL LAW: A REVOLUÇÃO DA COMUNICAÇÃO NO DIREITO

Os conceitos de Legal Design e Visual Law estão em alta! Mas esses recursos não se tratam apenas da junção do design ao texto legal, existe um objetivo muito maior por trás: melhorar a comunicação do Direito.

Você já viu alguns termos da área jurídica e não compreendeu bem do que se tratavam?

Pois bem, a comunicação no Direito brasileiro ainda enfrenta muitos desafios. Um deles é deixar todos os “tradicionalismos” para trás, e se tornar mais acessível e humanizada a todos. Na atualidade, muitas transformações ocorreram, a tecnologia e conhecimento cada vez mais profundo sobre as diversas formas de comunicação trouxeram novos recursos e significativas mudanças nas formas de expressão do texto legal, e as principais estão centradas nas técnicas de Visual Law e Legal Design.

LEGAL DESIGN

Majoritariamente, a comunicação jurídica é feita por textos. Nesse sentido, surge a necessidade de inovar e simplificar as mensagens a serem passadas, tornando-as mais acessíveis. Acrescentar o Desing ao texto legal é sinônimo de dar modernidade aos serviços jurídicos, ou seja, é um diferencial: além de facilitar e tornar a comunicação visual, conquista visibilidade e atenção dos leitores.

O Desing, além de ser uma criação visual e estética, assume o posto de uma ferramenta para resolução de problemas na comunicação e criação de uma solução jurídica, isto porque, ele não se resume apenas a acrescentar imagens bonitinhas, gráficos coloridos, grafismos especiais e cores chamativas, está muito mais voltado a oferecer ao leitor um texto objetivo, sem poluições, e que não deixe de passar a real mensagem, considerando a experiência do leitor em primeiro lugar! Esta técnica é denominada Legal Design.

VISUAL LAW

Juntamente a essa metodologia, outra, complementar, é a Visual Law. Essa implementa a estratégia do Legal Design equilibrada com imagens e recursos visuais diversos, que complementem e apoiem a mensagem principal a ser transmitida aos leitores.

A junção de ambas as metodologias chega à estratégia perfeita para conquistar os leitores, e ainda repassar informações com objetividade, qualidade, sem deixar escapar o essencial! Essa estratégia deverá sempre considerar o leitor final, ou então o seu cliente, como centro, já que é a ele que as informações contidas servirão. 

Diante de um cenário tão propenso a mudanças, a implementação das técnicas de Legal Design e Visual Law trazem soluções e certa humanização para as comunicações jurídicas! Essa estratégia pode ser aplicada em diversos documentos dentro de uma empresa, sendo eles: contratos, políticas internas, políticas de privacidade, termos de uso, entre outros! 

É possível melhorar a experiência do seu cliente com essa inovação e passar um ar de modernização e profissionalismo. Busque ter esse diferencial!

Post elaborado pela assessora: 

Beatriz Romanelli

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