Tem-se como significado da palavra “marca” aquilo que deixa impressões e transmite representatividade, ou seja, não passa despercebido. Dessa forma, a marca é o maior patrimônio de uma empresa, pois a representa e a impõe perante o mercado, transmitindo seus valores e sua importância perante as demais e “marcando” o consumidor.
Tendo isso em mente, o Registro de Marca impera-se como uma atividade imprescindível, pois regularizará o negócio, garantindo os diversos benefícios listados abaixo:
1. Proteção
Ao registrar sua marca, você estará garantindo também sua segurança jurídica, uma vez que essa adquirirá o direito ao uso exclusivo dentro de seu ramo no território nacional. Assim, poderá recorrer judicialmente perante tentativas de imitação ou usos indevidos pela concorrência e não sofrerá com a hipótese da marca ser suspensa.
2. Exclusividade
O registro da marca, sendo essa escolhida criteriosamente a fim de transmitir a identidade do negócio, conferirá singularidade. Desse modo, trará credibilidade, passando uma imagem positiva ao cliente e gerando, dessa maneira, maior confiança e uma forte identificação.
3. Possibilidade de lucro
Uma vez registrada e consolidada, a marca poderá gerar mais lucros ao ficar livre da insegurança jurídica e poder investir livremente na publicidade, divulgando o negócio e atraindo mais consumidores.
Conclui-se que o registro é imprescindível para ofertar uma segurança jurídica e identitária a uma marca. Para efetuá-lo é necessário solicitar ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), iniciando um longo processo de análise pelo órgão. Portanto é de extrema importância o auxílio de uma assessoria jurídica, que esclarecerá os passos a serem tomados e acompanhará as etapas do registro.
Deseja saber mais? Continue visitando o nosso site e também nossas redes sociais para ficar por dentro do mundo do Direito Preventivo ou contate nosso time de consultores:
Artigo elaborado pela assessora de marketing Maria Eduarda Dias.