Você possui um negócio e não sabe a diferença entre os termos marca, razão social e nome fantasia? Então não perca mais tempo! Venha descobrir, rapidinho, a importância de saber diferenciá-los.
A marca
A marca de uma empresa consiste em toda palavra, figura, símbolo ou elemento que identifique os serviços e/ou produtos de uma empresa. Ela será a principal conexão entre a empresa e o cliente, dado que é ela que promoverá a identificação de seu negócio.
A Razão Social
A Razão Social consiste no nome registrado na Junta Comercial. Também conhecido como Nome Comercial, esse é o nome que é dado à pessoa jurídica, e que, dessa forma, irá constar em documentos legais, contratos e escrituras. Pode ou não ser igual ao nome fantasia.
O Nome Fantasia
Já o nome fantasia, consiste no nome popularizado, de uma empresa, ou seja, aquele pelo qual a empresa é conhecida. Sendo assim, este, que também é conhecido como Nome Fachada, é aquele que vai aparecer em sua logomarca, e será utilizado na divulgação da empresa.
Não se esqueça!
A marca consiste na representação simbólica de uma empresa. Tendo em vista que na grande maioria dos casos as empresas utilizam o nome fantasia na identificação de sua marca, este deve ser registrado e protegido, assim como outros elementos presentes na marca. Por isso é necessário que o registro do nome fantasia seja feito junto ao órgão de marcas e patentes, o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Este órgão permite a utilização do nome da marca ao registro que for efetuado primeiro garantindo ao proprietário o uso exclusivo da marca.
Mas esse registro é obrigatório?
Não, o registro de marca não é obrigatório. Contudo ele evita inúmeros problemas para a mesma, tais como a ausência de propriedade da marca, a sua possível suspensão e eventual possibilidade de perda de clientes, promovendo assim a segurança de seu negócio. Além disso quando registrada, a marca passa a ser um bem imaterial da empresa e pode até mesmo vir a gerar lucros a ela.
Agora que você sabe a diferença entre a Marca, a Razão Social e o Nome Fantasia, imagino que você, empreendedor, que ainda não possui a sua marca registrada deve estar se perguntando por onde começar. O processo de Registro de Marca é burocrático e demorado, mas fique tranquilo, não é nada impossível! Para evitar estresse e garantir um trabalho bem feito é recomendado a procura e contratação profissional, para que tudo corra da melhor maneira possível!
Post elaborado pelo(a) assessor(a):
Ieva Gonzaga