O número de startups vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, assim como as dúvidas sobre criação e gerenciamento desses empreendimentos.
Quais as principais características de uma startup?
As startups que obtiveram um sucesso maior no mercado, até o presente momento, são portadoras de uma característica unificadora, todas foram responsáveis por inovações. Sejam tais caracteres referentes à criação de produtos ou serviços revolucionários, desburocratização de processos, inovações tecnológicas, ou qualquer feito do tipo.
Além da necessidade de se ter nas mãos um negócio inovador, é necessário que o empreendedor tenha conhecimento para gerenciar a empresa, dispondo de seu tempo para se capacitar frente aos desafios apresentados pelo mercado.
E como posso identificar as ações que devo tomar? Sistematicamente, o principal meio para que seja alcançado um conhecimento prático sobre o gerenciamento das startups, provém do próprio fechamento de uma empresa. A partir do fracasso os empreendedores iniciantes passam a entender melhor sobre seus erros e como consertá-los.
Sobre a necessidade de compreender o mercado
O entendimento sobre as principais carências do mercado é extremamente necessário para que se possa inovar com qualidade e objetividade. Investir em um novo empreendimento que já esteja saturado no mercado, converte-se em algo de risco alto, quando não executado por uma metodologia inovadora.
A ideia principal de uma startup é inovar, porém essa concepção é vaga na medida em que tal inovação pode surgir de diversas formas, seja no próprio serviço prestado, na maneira como é executado, etc. Sendo assim, as novidades propostas pela empresa devem se apresentar em conformidade com o que o mercado realmente precisa.
Como saber se meu negócio é viável?
Não basta ter uma ideia inovadora, quando ela não pode ser colocada em prática de uma forma eficiente. Para que seu campo de investimento seja viável, a startup deve ter um modelo de negócio que possibilite um crescimento rápido e de forma simples.
Quando startups tentam pôr em prática modelos que não têm aplicabilidade fácil e necessitam de uma maior complexidade para serem desenvolvidos, a tendência é que fique mais difícil alcançar o sucesso.
Entenda a necessidade dos clientes
O produto ou serviço desenvolvido deverá ser aperfeiçoado conforme as necessidades dos cliente e deve buscar uma maior viabilidade para sua execução. Essa evolução constante reflete a premissa de que uma startup deve estar acompanhando de perto e trocando experiências sobre como sua atividade está sendo projetada no mercado, buscando desenvolver um caminho rumo ao sucesso.
E o dinheiro?
Inicialmente a busca por investimentos é uma forma de dar um empurrão inicial em uma startup que acaba de ser criada. O principal agente responsável por levantar o capital é o marketing, que tem de estar presente na busca por investidores constantemente.
O desenvolvimento financeiro das startups está condicionado a uma dinâmica que deve estar sempre atenta à qualidade econômica. Tendo em vista que na maioria dos casos os empreendedores possuem conhecimento voltado para outras áreas desconexas com as finanças.
Para que as finanças sejam organizadas e colocadas em dia é importante que os empreendedores busquem a ajuda de profissionais capacitados dentro desse campo. Buscando também, desenvolver ou se utilizar de sistemas que garantam uma seguridade no manuseamento das operações financeiras.
A burocracia é um empecilho?
Normalmente as startups passam por um processo burocrático mais objetivo em suas aberturas em comparação com empresas tradicionais. A formalização deve passar por uma análise sobre qual modelo de negócio a empresa se enquadra, para que se atente às especificações necessárias.
Deve-se buscar auxílio profissional nas questões burocráticas para haver um esclarecimento melhor sobre como devem ser realizados todos os processos desde o princípio. Otimiza-se o tempo e o trabalho, repassando a preocupação com burocracias para profissionais mais capacitados para lidar com isso.
Artigo elaborado pelo assessor:
Guilherme Cézar Martins Carneiro.