Um dos maiores responsáveis pela sua Segurança Jurídica é o bom contrato de prestação de serviços, uma vez uma vez que esse, ao ser bem elaborado, irá garantir a transparência, a prestação de contas e o alinhamento legal dos interesses de ambas as partes.
Foi pensando na importância de tal documento que nós separamos 5 itens indispensáveis em sua execução, quais seguem:
1. Antes de tarde do que nunca: estabeleça prazos
Com os prazos definidos, todos podem se programar tranquilamente! Dessa forma, o cliente sabe quando o serviço contratado será entregue e você quando vai receber a quantia prometida. Não fique e nem deixe seu cliente com incertezas: estabeleça prazos!
2. Objeto
O objeto do contrato é o motivo pelo qual ele é formado, ou seja, o serviço prestado. É importante que a determinação do objeto seja clara e que as partes possuam a mesma expectativa quanto ao que foi acordado. Assim é possível evitar confusões e/ou insatisfação
3. Extinção do contrato
Se tudo sair conforme o planejado, a extinção do contrato, ou seja, o final do contrato, ocorre quando as obrigações de ambas as partes são cumpridas ou quando o prazo chega ao fim — no caso de um serviço contínuo —. Porém, não é impossível que, por diversos motivos, alguma das partes desista do serviço no meio do caminho. Para isso, é indispensável que sejam definidos os efeitos e forma da rescisão, como também as consequências da renúncia do serviço prestado. Tudo isso deve ser pensado com muito cuidado para que nenhuma das partes seja prejudicada.
4. Valores
Seguindo a premissa do ditado popular “o combinado não sai caro”, conter no seu contrato o valor do serviço prestado e a forma de pagamento desse é primordial! A análise do custo do serviço e a forma na qual esse será quitado são pontos que merecem máxima atenção, para que sejam definidos no contrato de modo que ambas as partes acordem e não haja abusos.
5. Testemunhas
Em todo o direito, o papel da testemunha é decisivo: quando duas testemunhas assinam um contrato, ele pode ser denominado como “Título Executivo”. Desse modo, caso haja imprevistos e seja necessário recorrer ao judiciário, o seu caso “ultrapassará” a fase de reconhecimento do direito — de provar ao juiz que houve quebra desse contrato —, pois esse título já é considerado exigível ao devedor. Portanto, o contrato com testemunhas parte direto para a fase de execução, na qual os valores são acertados. Apesar de simples, é uma medida preventiva muito importante!
Continue visitando o nosso site e visite também nossas redes sociais:
1 comentário em “5 itens indispensáveis para um contrato de prestação de serviços”
Sou a Marina Almeida, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.